Topo

Josias de Souza

Servidora da Saúde é presa recebendo propina

Josias de Souza

18/06/2014 20h38

Distintivo_PFMaiorA Polícia Federal prendeu em flagrante, na noite de terça-feira (17), uma servidora terceirizada do Ministério da Saúde que cobrava propinas para liberar verbas destinadas à aquisiçao de equipamentos hospitalares. A prisão foi feita no instante em que a personagem recebia R$ 100 mil em cheques de Carlos Coimbra, diretor do Hospital do Câncer Alfredo Abrão, na cidade de Campo Grande (MS).

O nome da servidora não foi divulgado. Ela vinha sendo monitorada por agentes federais desde o mês passado. Achacado, o diretor do hospital havia procurado a superintendência da PF no Mato Grosso do Sul. Munidos de autorização judicial, os investigadores organizaram o flagrante, filmando-o.

A detida trabalha em Brasília. Viajara a Campo Grande especialmente para recolher a propina. Segunda a PF, a verba que ela liberava mediante pagamento de vantagens por baixo da mesa tem origem em emendas enfiadas no Orçamento da União por congressistas. Numa primeira inquirição, a servidora disse que agia sozinha. A PF aprofundará as investigações.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.