Topo

Josias de Souza

Por 8 a 2, STF nega prisão domiciliar a Genoino

Josias de Souza

25/06/2014 18h28

No vídeo acima, você assiste a um trecho do voto do relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso. Aqui e aqui, você lê notícias com os detalhes do julgamento.

– Atualização feita às 20h26 desta quarta-feira (25): na sequência do julgamento, por 9 votos a 1, os ministros do Supremo acataram recurso de José Dirceu, autorizando-o a deixar a cadeia durante o dia para trabalhar num escritório de advocacia. Algo que deve ser estendido aos outros condenados do regime semi-aberto. Prevaleceu o entendimento segundo o qual os presos desse regime não precisam cumprir 1/6 da pena para ter direito ao benefício. Uma tese que contraria o entendimento do ex-relator do mensalão, Joaquim Barbosa. Que não deu as caras na sessão.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.