Topo

Josias de Souza

No Rio, Dilma ignora o PT e janta com o PMDB

Josias de Souza

24/07/2014 05h43

Dilma Rousseff viaja ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira. Ao longo da tarde, cumprirá compromissos de presidente. À noite, já na pele de candidata, jantará com o governador Luiz Fernando Pezão e prefeitos do PMDB, entre eles Eduardo Paes, da capital.

A presidente tenta se contrapor ao chamado 'Aezão', movimento que une as campanhas de Pezão ao governo estadual e do tucano Aécio Neves à presidência da República. Para desassossego do petismo local, a agenda de Dilma ignora o senador Lindberg Farias, candidato a governador pelo PT. Menospreza também os candidatos de outras duas legendas aliadas: Anthony Garotinho, do PR; e Marcelo Crivella, do PRB.

Às 14h30, Dilma vai a um estaleiro de Angra dos Reis, o Brasfels. Ali, vistoriará as obras de construção de uma plataforma e de sondas que serão usadas para sugar o óleo do pré-sal. Às 16h30, no bairro carioca da Tijuca, visitará as obras da Vila Olímpica dos Jogos de 2016. O repasto com a turma do PMDB está marcado para as 19h30, na Baixada Fluminense . Dilma mal terá tempo de engolir a comida. Pelo plano de voo original, o avião presidencial decola rumo a Brasília às 20h50.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.