Topo

Josias de Souza

Justiça intima Campos para depor na Lava Jato

Josias de Souza

24/07/2014 02h26

Responsável pelo processo da Operação Lava Jato, o juiz federal Sérgio Moro, do Paraná, mandou intimar o ex-governador pernambucano Eduardo Campos e o ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra. Ambos foram arrolados como testemunhas de defesa de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, preso em Curitiba sob a acusação de desviar recursos da Refinaria Abreu e Lima, que está sendo construída em Pernambuco.

Antes de determinar as intimações, o juiz exigira dos advogados do ex-diretor da Petrobras que esclarecessem os motivos da inclusão de Campos e Bezerra no rol de testemunhas. Foi informado de que, no entendimento da defesa, a dupla pode ajudar a explicar por que a obra da refinaria ficou mais cara do que o previsto. Embora não estivesse convencido da utilidade dos depoimentos, o magistrado deferiu o pedido em respeito ao princípio da ampla defesa.

"Na perspectiva deste Juízo, a prova requerida não é necessária ao julgamento", anotou Sérgio Moro em seu despacho. "De todo modo, a bem da ampla defesa, defiro a prova para a oitiva de tais testemunhas." O juiz deixou claro, porém, que não cogita esperar indefinidamente pelos depoimentos.

Lembrou que não será trivial ouvir Campos e Bezerra, candidatos a presidente da República e a senador pelo PSB, respectivamente. "…Será muito difícil a oitiva de referidas testemunhas em período de campanha eleitoral, concorrendo ambos a cargos eletivos, o primeiro presidencial."

O juiz realçou, de resto, que não atribui tanta importância à oitiva da dupla. "Não se perquire aqui os motivos do superfaturamento da Refinaria Abreu e Lima, mas sim sobre a suposta lavagem de dinheiro no fluxo de numerário da Petrobras até os depósitos na empresa MO Consultoria", anotou Sérgio Moro, numa referência à empresa de propriedade do doleiro preso Alberto Youssef, outro acusado no processo da Lava Jato.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.