Topo

Josias de Souza

Na Câmara, Vargas se ‘defende’ com a barriga

Josias de Souza

24/07/2014 17h03

Nem André Vargas se anima a defender o deputado André Vargas (ex-PT-PR). Convidado a comparecer ao Conselho de Ética da Câmara três vezes, o amigo do doleiro preso Alberto Youssef não deu as caras. Antes loquaz, Vargas parece ter perdido a língua. Ele agora só se defende com a barriga.

Advogado de Vargas, Michel Saliba informa que seu cliente só admite falar ao conselho depois que forem ouvidas todas as testemunhas arroladas pela defesa. Faltam três. E nenhuma delas esboça a menor intenção de falar. Convidadas quatro vezes, deram de ombros.

Relator do processo contra Vargas, o deputado Júlio Delgado informou que encerrará a fase da coleta de depoimentos na próxima terça-feira (29). Deseja concluir seu relatório nos primeiros dias de agosto, para que o Conselho de Ética possa votá-lo durante o esforço concentrado que a Câmara fará no início do mês.

Desde logo, o advogado de Vargas insinua que deve contestar na Justiça os procedimentos do Conselho de Ética. Deve fazer isso antes que o processo chegue ao plenário da Câmara. Quer dizer: não são negligenciáveis as chances de o amigo do doleiro Youssef continuar pedurado na folha da Câmara até o final da atual legislatura.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.