Topo

Josias de Souza

Novos ‘anões’: Chile e Peru se juntam ao Brasil

Josias de Souza

29/07/2014 18h24

Chamado pela chancelaria israelense de 'anão diplomático' após convocar seu embaixador em Israel, o Brasil ganhou a companhia regional de Chile e Peru. Os dois países também chamaram seus embaixadores para 'consultas'. Como Equador já fizera o mesmo, os anões da América do Sul já somam quatro.

O inferno de Gaza portencializou-se. Num dos piores bombardeios dos útimos 22 dias, morreram 110 pessoas em 24 horas. Israel já mandou à cova 1.116 palestinos. E enterrou 56 israelenses. A desproporcionalidade fulmina a alegação de "autodefesa".

Cada vez que Benjamin Netanyahu aperta um botão causa embaraço para os Estados Unidos, que precisam explicar porque são seus amigos. Nesse ritmo, além de matar em escala industrial, Israel logo, logo terá de travar uma guerra retórica com todos os "anões" do pleneta. Com os americanos torcendo a seu favor.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.