Topo

Josias de Souza

Santander tenta pacificar as relações com Dilma

Josias de Souza

29/07/2014 16h34

A consciência do empreendedor pobre é o medo do rapa. O sujeito monta sua banca e vive esperando que o rapa o lace na esquina. A consciência do banqueiro é o medo do fisco. Depois de ter enviado à sua clientela bem-posta um comunicado em que a reeleição de Dilma é apresentada como sinônimo de encrenca financeira, o Santander tornou-se mais uma evidência de que coragem é mesmo uma estranha qualidade —foge justamente nos momentos em que é mais exigida.

Nesta terça-feira (29), o presidente mundial do Santander, Emilio Botín, insinuou que o banco demitiu o responsável pelo comunicado anti-Dilma. Classificou o documento como coisa "de um analista". Algo contrafeito, acrescentou: "Nós tomamos as medidas necessárias. O presidente do banco no Brasil [Jesús Zabalza] já comunicou as autoridades que ficamos muito chateados que isso tenha acontecido e já enviou uma carta à presidente Dilma."

Tomada pelo que disse na véspera, em sabatina, Dilma não está satisfeita com o carta que recebeu do Santander. Achou-a muito "protocolar". Quer que o Santander ajoelhe no milho. E Botín: O Santander tem 80 mil empregados. Às vezes acontece. Isso pode acontecer com outros bancos. O importante é que, quando uma pessoa falha e faz algo mal feito, o banco toma suas medidas." Convém combinar com a russa.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.