Topo

Josias de Souza

Conselheiro econômico de Dilma fareja recessão

Josias de Souza

05/08/2014 06h31

A taxa de inflação está no teto. O índice de crescimento, rente ao chão. As tarifas, represadas. A despeito disso tudo, Dilma chama de "artificial" o pessimismo dos críticos. É como se ela estivesse na posição do sujeito que salta do vigésimo andar e, ao cruzar o segundo, exclama: "Até aqui, tudo bem."

De repente, até gente como Luiz Gonzaga Belluzo, conselheiro econômico de Dilma, começa a enxergar o otimismo como uma patologia ótica. "Será muito difícil impedir pelo menos um trimestre de recessão", disse. "A economia está realmente resvalando para uma recessão ou para um crescimento extremamente baixo. […] A gente não pode se enganar." É, faz sentido.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.