‘Que crise é essa?’, pergunta presidente do BC
Alexandre Tombini, presidente do Banco Central, prestou contas à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Negou o risco de estagflação, fenômeno que combina inflação alta com economia estagnada. Mais: negou até mesmo a existência de uma crise.
– Certamente não podemos falar de crise aqui. Que crise é essa se estamos no menor nível de desemprego na economia brasileira de todos os tempos? Que crise é essa em que a inflação está sob controle?
Tombini reconheceu que a taxa de inflação não é confortável. No acumulado dos últimos 12 meses, bateu em 6,52%, rompendo o teto da meta oficial, que é de 6,5%. Mas ponderou: houve deflação nos últimos três meses no atacado. "O que sugere que a inflação ao consumidor tende a permanecer bem comportada nos meses à frente".
No médio prazo, disse Tombini aos senadores, "essas pressões [inflacionárias] tendem a arrefecer e até mesmo a se esgotar". É o que dizem todos, de Dilma ao porteiro do Planalto: isso passa, isso passa. Uma manada de elefantes também passa. Mas todo mundo sabe como fica a relva.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.