Topo

Josias de Souza

Aécio poupa Marina e mantém a mira em Dilma

Josias de Souza

18/08/2014 16h34

Nas próximas semanas, 'mudança' será a palavra mais pronunciada na campanha presidencial. Mas não se pode mudar tudo. Daqui a milhares de anos a coisa mais útil para agir com sabedoria ainda será a cabeça. Alcançado no último Datafolha por Marina Silva (21%), Aécio Neves (20%) se esforça para manter a sua no lugar.

"Acho que era algo absolutamente esperado", disse o candidato tucano. "Eu vejo um certo açodamento de se prospectar cenários futuros. Eu hoje sou condutor de um projeto para o Brasil. Tenho muita confiança de que estaremos no segundo turno. Estaremos prontos para vencer as eleições. O que ficou claro nessas pesquisas, e eu já antevia isso, é que teremos segundo turno. Era uma perspectiva cada vez mais provável. Era uma certeza."

Acha que Marina passou a ser sua principal adversária?, alguém perguntou. E Aécio: "Não. De forma alguma. A nossa proposta é de oposição ao governo que está aí." Noutro trecho, afirmou: "sem dúvida alguma, [a entrada de Marina no lugar de Eduardo Campos] impacta a eleição. Mas não tem mudança essencial." Como assim? "Acho que a Marina é uma candidata que tem valores e propostas. Vamos fazer um belo debate."

Esse é o ponto: debate. Se as pesquisas de 2014 ensinam alguma coisa é que um pedaço do eleitorado não parece propenso a entregar o voto inocentemente. Esse eleitor exige ser conquistado. No caso de Aécio, resta saber o que será feito do raciocínio dele se Marina, usando a cabeça, souber alongar os horizontes que tinha em 2010.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.