Topo

Josias de Souza

Mantega: imposto deve subir... Dilma: não sobe!

Josias de Souza

19/08/2014 17h57

Isso é que é governo eficiente. Ele mesmo dá a notícia, ele mesmo desmente. Na manhã desta terça-feira (19), o ministro Guido Mantega (Fazenda) dissera: o governo não desistiu de elevar os impostos que incidem sobre cervejas e refrigerantes. À tarde, Dilma Rousseff passou a borracha: não há "interesse" do governo em aumentar os tributos sobre bebidas "nos próximos dias".

Inicialmente, a Fazenda planejava ajustar os tributos das bebidas antes da Copa do Mundo. Os fabricantes chiaram. E o governo adiou a providência para o segundo semestre, em pleno período eleitoral. Agora, Dilma parece ter concluído que provocar o aumento do preço da cerveja pode retirar-lhe votos. E o governo, que já discordava nos detalhes, passa a se desentender no essencial.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.