Topo

Josias de Souza

França prefere imagem de Campos à de Marina

Josias de Souza

21/08/2014 02h34

A morte de Eduardo Campos não alterou os planos de Marina Silva de guardar distância dos palanques nos Estados em que o PSB se coligou com o PSDB. Candidato a vice-governador de São Paulo na chapa tucana de Geraldo Alckmin, o deputado Márcio França resolveu dar de ombros.

"Eu acho que ela tem que seguir o caminho dela. Foi esse comportamento que a fez chegar até aqui, na frente." Segundo o Datafolha, Marina (21%) está empatada tecnicamente com Aécio Neves (20%). Num eventual segundo turno, ela amealharia 47% das intenções de voto, contra 43% atribuídos a Dilma.

Num instante em que seus correligionários reivindicam que Marina a revogue o veto ao uso de sua imagem no material de campanha, Márcio França opina: "Se eu tivesse que escolher, eu gostaria de continuar usando a imagem do Eduardo. Eu acho que, neste instante, é a imagem mais forte. Eu continuaria usando a imagem dele porque me sinto apto."

O que o deputado disse, com outras palavas, foi o seguinte: Marina Silva é candidata da Rede, não do PSB. Se ela acha que o ideal para certos palanques é a ausência de corpo, a melhor resposta, por ora, é a presença de espírito.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.