Topo

Josias de Souza

Na web, Marina se diz sucessora de FHC e Lula

Josias de Souza

23/08/2014 06h43

Eraldo Peres/AP A substituta de Eduardo Campos na corrida presidencial inaugurou na internet um site chamado 'Marina 40'. Trata-se de uma janela virtual na qual Marina Silva enumera 40 razões para que o eleitorado vote nela. No item de número 17, a nova candidata do PSB se apresenta como "sucessora" dos dois principais antagonistas da política brasileira.

"Marina Silva integra os avanços dos governos FHC e Lula", diz o texto. "É o passo adiante para superar as deficiências que persistem no país. Não é opositora, que rejeita tudo, nem uma continuadora, que vê tudo positivo. É uma sucessora."

No item 26, a candidata se achega à rapaziada do meio-fio: "Marina identifica o surgimento de um novo sujeito político, autoral, que se expressou nos protestos de junho de 2013, se manifesta diariamente nas redes sociais e quer ser voz ativa nos destinos do país."

Numa tentativa se vacinar contra a alegação de que lhe falta experiência administrativa para exercer a Presidência, Marina evoca no item 3 sua passagem pelo Ministério do Meio Ambiente do governo Lula: "Com tranquilidade e firmeza, Marina possui enorme competência. Foi sob seu comando na década passada que o desmatamento da Amazônia reduziu drasticamente —57% em três anos."

No item 6, a candidata toma distância do toma-lá-dá-cá: "Marina Silva não governa com apaniguados nem sob influência de indicações políticas. Sabe ouvir e governa com a ajuda de técnicos e especialistas. Pretende unir no governo o lado bom de cada administração pública."

O item 9 apresenta Marina como uma espécie de Lula de saias: "Como a maioria dos brasileiros, Marina Silva nasceu pobre, num seringal do Acre, na floresta amazônica. Com muita persistência, com escola e com ajuda de boas pessoas, superou as adversidades.

Neste sábado (23), Marina realiza em Recife os primeiros atos públicos de campanha desde a morte de Eduardo Campos, na semana passada. Pela manhã, ela protagonizará uma caminhada pela região central da capital pernambucana. No final da tarde, discursará num clube social da cidade de Eduardo Campos.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.