Topo

Josias de Souza

Marina é suspense que rivais vêem como drama

Josias de Souza

26/08/2014 04h19

O enredo da candidatura presidencial da substituta de Eduardo Campos tornou-se um suspense que seus rivais, naturalmente, assistem como drama. As especulações sobre o crescimento de Marina (21%) avolumam-se desde que o Datafolha informou que ela entrou na briga do tamanho de Aécio Neves (20%).

Nesta terça (26), o Ibope deve divulgar mais uma de suas pesquisas. Candidato a vice-governador na chapa do tucano Geraldo Alckmin, o deputado Márcio França (PSB-SP) previu que a sondagem exibirá um desempenho "arrasador" de Marina. Como que farejando a má notícia, Aécio tentou vacinar-se: é "uma reviravolta momentânea".

Se a sucessão seguir o ritmo prenunciado pelo Datacorredor, que ecoa as tais sondagens internas dos partidos, as urnas de outubro conterão muita surpresa, espanto, admiração, assombro e 'sim senhor, quem diria?'. " De concreto, por ora, pode-se dizer: seja qual for o resultado do suspense de 2014, vai ficando claro que o velho Fla-Flu travado a cada eleição por PT e PSDB dá sinais de esgotamento. Como cão desconfiado, o povo ainda não mordeu. Mas já não balança o rabo como antes.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.