Topo

Josias de Souza

Dilma baniu a macroeconomia do seu discurso

Josias de Souza

29/08/2014 17h40

Dilma Rousseff baniu da sua retórica eleitoral temas como crescimento econômico, taxa de câmbio e superávit fiscal. Fez isso por precisão, não por opção. Em matéria de macroeconomia, a candidata smplesmente não tem do que se vangloriar. Daí o esconde-esconde.

Nesta sexta-feira (29), como já esperavam os observadores mais atilados, o IBGE informou que o PIB brasileiro encolheu por dois trimestres seguidos. O que configura, no jargão econômico, uma recessão técnica. Tomada isoladamente, a indústria caiu pelo quarto trimestre subsequente. Um desastre. Que Dilma classifica de momentâneo.

Na propaganda eleitoral, Dilma refere-se a Marina Silva como a "incerteza da aventura." E qualifica Aécio Neves de "volta ao passado". Mas é ela que mete mais medo no mercado. A economia compreende todas as atividades do país. Mas nenhuma atividade do país consegue compreender a economia de Dilma.

Marina já avisou que planeja restaurar o tripé instituído em 1999, sob FHC, que combina metas de inflação, câmbio flutuante e superávit nas contas públicas. Aécio antecipou que, se eleito, acomodará na poltrona de ministro da Fazenda o economista Armínio Fraga, outro cultor do tripé. E Dilma? Silêncio.

No gogó, Dilma prometera inflação baixa e PIB alto. Entregará carestia alta e crescimento mixuruca. Questionada, atribui a ruína à crise financeira internacional. E põem-se a festejar o "pleno emprego". Jacta-se das 5,5 milhões de vagas com carteira assinada abertas na sua gestão.

O problema é que o desaquecimento começa a mastigar os empregos. Em julho, abriram-se 11.796 mil vagas. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve uma queda de 71,5%. Foi o pior resultado desde 1999. Evidência de que, devagarinho, a crise vai chegando ao mercado de trabalho.

Sem condições de falar sobre o presente, Dilma concentra-se no futuro, um espaço impreciso, onde cabe tudo, pois não pode ser cobrado ou conferido. No gogó, afirma ter preparado o país para ingressar num "novo ciclo de desenvolvimento". Como? Ninguém sabe.

Sob Dilma, só um indicador é pujante: a TDIC, Taxa de Desconfiança sobre as Intenções da Presidente.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.