Topo

Josias de Souza

Dilma soa como Luís 14 num comício de Recife

Josias de Souza

05/09/2014 04h43

As sinapses de Dilma Rousseff estão sobrecarregadas. Aos momentos de impaciência e mau humor, somam-se surtos de absolutismo à Luís 14. Discursando num comício em Recife, na noite passada, a candidata afirmou: "Quero ser eleita sabe pra quê? Quero vir aqui no ano que vem pra ver a água chegar em Pernambuco. Quero vir aqui pra ver a adutora do Pajeú na sua segunda fase, porque a primeira eu já fiz." Eu quem, vossa alteza?

Como o monarca francês, Dilma acha que é o Estado. A primeira etapa da adutora do Pajeú mede 198 km. Leva água a sete municípios pernambucanos. Custou algo como R$ 200 milhões. Não consta que Sua Majestade tenha subtraído um centavo da conta bancária pessoal ou dos R$ 152 mil que diz guardar em casa. Assim, Dilma talvez devesse dizer que a primeira fase da adutora do Pajeú "o governo já fez".

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.