Topo

Josias de Souza

Aliados receiam que Marina se isole no 2º turno

Josias de Souza

24/09/2014 05h26

Coordenador da campanha de Marina Silva, Walter Feldman disse aos repórteres Fernando Canzian e Bernardo Mello Franco que, se for eleita, a substituta de Eduardo Campos não deixará de negociar e dialogar com representantes do que ela chama de "velha política". Aliados de Marina no PSB e no PPS avaliam que, para chegar à Presidência, ela terá de demonstrar sua insuspeitada vocação para o diálogo a partir de 6 de outubro, na largada do segundo turno.

Um dos correligionários de Marina que sabe fazer contas afirma que a candidata deve passar para a segunda etapa da disputa com a decisiva ajuda do eleitorado de São Paulo, Paraná e Goiás, três Estados governados pelo PSDB. Será que ela terá maturidade para dialogar com os tucanos Geraldo Alckmin, Beto Richa e Marconi Perillo?, pergunta o aliado de Marina aos seus botões, que não respondem porque até os botões sabem que estão lidando com uma personagem imprevisível.

A conversão de Marina em cabeça de chapa da coligação do PSB e sua meteórica ascensão nas pesquisas tinham silenciado as críticas ao purismo político da candidata. As queixas retornam num instante em que o fenômeno, sob ataques de Dilma Rousseff e de Aécio Neves, perde o ímpeto inicial. Chegou a hora de fazer política, receitam os aliados de Marina. Até para exorcizar a tese de que um hipotético governo dela entraria em colapso por falta de apoio congressual.

De resto, argumenta-se que, numa disputa apertada, Marina precisa solidificar e ampliar suas principais cidadelas, para compensar o eventual avanço de Dilma em Estados como Minas Gerais. Teme-se que, na hipótese de Aécio ficar pelo caminho, parte do seu eleitorado mineiro migre para Dilma, não para Marina. Isso porque os eleitores de Minas não parecem contagiados pelo vírus do antipetismo, muito presente em Estados como São Paulo e Paraná.

Avolumam-se as reclamações contra o tratamento que Marina e seu staff dispensam aos candidatos a deputado federal e estadual de sua própria coligação. Muitos contam que não foram admitidos nos palanques da candidata. Outros se sentem discriminados e até hostilizados em eventos partidários. Um aliado de Marina resume a cena: são esses candidatos a deputado que mantêm exércitos de cabos-eleitorais nas ruas. Maltratar essa gente é, acima de tudo, uma burrice.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.