Topo

Josias de Souza

Aécio desiste de divulgar um programa completo

Josias de Souza

29/09/2014 19h21

Na última sexta-feira, Aécio Neves anunciou: "A construção do nosso programa de governo, que será divulgado na segunda-feira, deixará claro qual o caminho que nós percorremos para, a partir do resgate das agências reguladoras, do respeito aos contratos, permitirmos um aumento da taxa de investimentos no Brasil, fundamental à geração de empregos."

Nesta segunda-feira, Aécio declarou: "Eu não vou apresentar um calhamaço que você não vai ler e ninguém vai ler. Vou apresentar um programa para ser debatido. Ao meu ver, essa é a forma mais democrática de apresentar uma peça com essa complexidade. […] Nossa proposta, construída a muitas mãos, começa hoje a ser divulgada, mas eu vou fazer de forma diferente, inédita até agora. Para que o plano de governo não seja um documento meramente acadêmico, que circula na mão de um grupo pequeno e a população não sabe o que está sendo tratado."

Divulgação diferente? Coisa inédita? Hummmm! Em vez de um programa, Aécio divulgará vagas intenções referents a quatro áreas: 1) "Cidadania plena: direitos do cidadão e da sociedade"; 2) "Desenvolvimento para todos"; 3) "Estado democrático, soberano, solidário e eficiente"; 4) e "Sustentabilidade: semeando o presente para colher o futuro".

A coisa será servida pelo Facebook, em ritmo de conta-gotas, na conta oficial de Aécio. A primeira fatia vai à web na noite desta segunda-feira, às 21 horas. A última, na sexta-feira, a dois dias da eleição. A cada divulgação, um membro do comitê de Aécio estará a postos para "debater" com internautas o naco do dia. Nesta segunda, a conversa será sobre "sustentabilidade", com o ambientalista Fábio Feldeman.

Executada na reta final do primeiro turno, essa coreografia parcial e lenta não visa socorrer o eleitor que gosta de analisar o candidato por suas ideias. O objetivo central é evitar que a marquetagem de Dilma Rousseff faça com Aécio o que fez com Marina Silva, cujo programa revelou-se um paiol a serviço da diversão do marqueteiro petista João Santana.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.