Topo

Josias de Souza

Em 2010, Marina falou de CPMF sem citar voto

Josias de Souza

01/10/2014 18h58

Marina Silva já havia utilizado a CPMF como mote de campanha na sucessão de 2010, quando disputou o Planalto pelo Partido Verde. Naquela ocasião, porém, Marina se absteve de informar como ela própria se posicionara nas votações em que o tributo fora criado e prorrogado.

Em sua versão 2010, Marina citara a CPMF como evidência de que "o Brasil precisa de política responsável e séria, feita com coerência". Em vídeo da época, veiculado no horário eleitoral (assista acima), a então candidata do PV indagou: "Você lembra da CPMF, o imposto da saúde?"

Marina prosseguiu: "Foi criado em 96, no governo do PSDB. O PT era contra. Quando o PT foi para o governo, aí passou a ser a favor do imposto. E o PSDB, na oposição, ficou contra. E acabou conseguindo derrubar a lei que ele mesmo havia feito." Nessa época, Marina não dava importância à posição que adotara como senadora. "A questão não é ser contra ou a favor do imposto", ela dizia. "A questão é fazer política com coerência. E fazer política com coerência é defender, antes de tudo, os interesses do Brasil."

Na sua versão 2014, Marina avançou o sinal. Em debate transmitido pela Band, ela delcarou: "Quando foi a votação da CPMF, ainda que o meu partido fosse contra, em nome da saúde, em nome de respeitar os interesses dos brasileiros, eu votei favorável…" Os arquivos do Senado informaram o oposto. Marina dissera "não" à CPMF. Chamada de mentirosa em propaganda do PT e questionada pela rival Dilma Rousseff no debate da Record, Marina teve de se reposicionar em cena.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.