Topo

Josias de Souza

Beltrame vê 'predisposição' para ataques no Rio

Josias de Souza

02/10/2014 17h51

O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, veio à boca do palco para borrifar na atmosfera um alerta preocupante: a bandidagem carioca estaria tramando ataques para o período eleitoral. "Há uma predisposição a confrontos", disse.

"Não posso dizer que está relacionada, mas se vocês fizerem um período de reflexão e lembrar do que o tráfico fez aqui em 2007 —colocou fogo em pessoas vivas dentro de um ônibus, metralhou delegacias— e em 2010 —espalhou focos de incêndio. Agora, nós novamente temos essas ações."

Após reunir-se com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), candidato à reeleição, Beltrame disse que a Polícia Civil deflagrará nesta sexta-feira (3) "operações de repressão". Explicou que "os batalhões de operações especiais vão trabalhar na folga", de modo a dobrar o número de policiais nas ruas. "Cada lugar com urna vai contar com um PM."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.