Topo

Josias de Souza

13º para o Bolsa Família foi gol contra de Marina

Josias de Souza

03/10/2014 18h17

Premida pelo Datafolha que acomodara Aécio Neves nos seus calcanhares, Marina Silva foi ao debate da TV Globo, na noite de quinta-feira (2), intimada pelas circunstâncias a fazer gols. Terminou marcando apenas um. Curiosamente, contra. Ao prometer instituir um 13º salário para a clientela do Bolsa Família, Marina exagerou no truque. Foi como se tirasse uma cartola de dentro do coelho.

Depois de atravessar a campanha jactando-se de ser a única contendora a exibir um programa, a substituta de Eduardo Campos recorreu ao improviso. Em condições normais, a ideia soaria apenas absurda. Exposta contra um pano de fundo adverso, ecoou como burrice. Passou uma sensação de desespero própria de candidatos que, não podendo elevar sua estatura eleitoral, rebaixam o teto.

Em entrevista concedida nas pegadas do debate, já na madrugada de sexta-feira (3), a 48 horas da eleição, Marina tentou explicar-se: "A proposta já vinha em estudo desde que Eduardo era vivo. E ele ia apresentar esta proposta no Jornal Nacional, em sua última entrevista. Mas preferiu que fizéssemos todos os cálculos antes. Fizemos. E é perfeitamente possível."

Dando-se crédito à versão de Marina, o que era ruim fica um pouco pior. Ficou entendido que a coisa foi estudada. Todo mundo está sujeito ao equívoco. Mas escolher o erro cuidadosamente, submeter o erro a um grupo de trabalho, planejar o erro em seus mínimos detalhes, calcular o erro… tudo isso exige uma doce e inabalável vocação para o erro.

Não foi um pecado original. Na sucessão de 2010, atacado pela própria Marina por não fazer uma "autocrítica" pelos supostos reparos do tucanato à política social vigente, o então presidenciável José Serra saiu-se pela primeira vez com a proposta de enfeitar o Bolsa Família com um 13º salário. Não se sabe, por ora, se a candidatura presidencial de Marina terá o mesmo destino da de Serra. Mas o tucano, se quiser, já pode acusar a ex-adversária de plágio.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.