Topo

Josias de Souza

Procuradoria quer tirar do ar TV e rário de Jáder

Josias de Souza

20/10/2014 16h44

A Procuradoria Regional Eleitoral do Pará deseja tirar do ar a tevê Rede Brasil Amazônia e a Rádio Clube do Pará. Pertencem à família do senador Jader Barbalho. Ambas têm como sócio Helder Barbalho, filho de Jader e candidato do PMDB ao governo paraense. E estão sendo utilizadas por ele "para fazer propaganda eleitoral irregular", sustenta a Procuradoria em ação ajuizada neste domingo (19) no TRE do Pará.

Na petição, a Procuradoria pede a "suspensão" das emissoras por 48 horas. Em vez da programação regular, a tevê e a rádio dos Barbalho teria de exibir, a cada 15 minutos, a informação de que foram desligadas da tomada por violar a legislação eleitoral. O pedido desceu à mesa do desembargador Raimundo Holanda Reis, a quem caberá decidir.

Antes de protocolar a ação, a Procuradoria vigiou a programação das emissoras. Constatou que o uso eleitoral ocorre "sistematicamente". Algo que "viola, sem sombra de dúvidas, a isonomia da disputa eleitoral, na medida em que o controle dos meios de comunicação pelo candidato Helder Barbalho, o coloca em posição extremamente favorável em relação aos demais candidatos", anota o texto.

O documento enumera as "violações" à legislação eleitoral. Por exemplo: no dia do primeiro turno da eleição, Jader Barbalho concedeu uma entrevista à rádio da família. Fez propaganda do filho-candidato por meia hora. O que equivale a uma semana inteira do horário eleitoral destinado a Helder.

Para a Procuradoria, o que houve foi a "límpida realização de propaganda política por meios irregulares". A coligação encabeçada pelo governador Simão Jatene, que disputra a reeleição pelo PSDB, já havia ajuizado representações contra o uso eleitoral da máquina de comunicação dos Barbalho.

Essas representações ainda não foram julgadas, realça a Procuradoria em sua petição. Algo que estimula os Barbalho a continuar "utilizando os veículos de comunicação social de massa de sua propriedade em prol da candidatura de Helder Barbalho".

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.