Topo

Josias de Souza

Vídeo mostra Sarney votando em Aécio Neves

Josias de Souza

29/10/2014 20h18

No último domingo (26), a TV Amapá, retransmissora da Globo, exibiu reportagem sobre o encontro de José Sarney com a urna. As lentes da emissora filmaram o morubixaba do PMDB de um ângulo que não favoreceu suas relações com a aliada Dilma Rousseff. O senador aparece pressionando as teclas da urna eletrônica.

Adversários de Sarney aproximaram a imagem. Percebe-se, então, que o aliado do petismo pressionou os números 4 e 5. O diabo é que 45 é o algarismo de Aécio Neves. O de Dilma Rousseff é 13. A assessoria do senador diz que o vídeo não é verdadeiro. Hummmm!

Sarney conhece Aécio desde o tempo em que foi vice do avô dele, Tancredo Neves. Eleito presidente da República no colégio eleitoral, Tancredo morreu na véspera da posse. E Sarney, egresso da ditadura que definhava, herdou a cadeira de presidente. Desde então, mantém com Aécio um relacionamento afetuoso. Quer dizer: a despeito da tentativa de desmentido, a traição a Dilma encontraria justificativas no mais profundo recôndito da alma.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.