Topo

Josias de Souza

Para oposição, Dilma fez ‘confissão de falência’

Josias de Souza

11/11/2014 17h43

Pedro França/Ag.Senado

Líder do PSDB no Senado e ex-candidato a vice de Aécio Neves, o senador Aloysio Nunes Ferreira anunciou no plenario do Senado: a oposição votará contra a proposta encaminhada por Dilma Rousseff para que o Congresso autorize o governo a descumprir a meta de economia de gastos para o ano de 2014.

Aloysio recordou que o governo comprometera-se em poupar 1,9% do PIB. Em reais, seriam reservados para o pagamento da dívida pública algo como R$ 116 bilhões. Porém, acumula-se neste ano não um superávit de caixa, mas um rombo. Entre janeiro e setembro, o buraco passou dos R$ 15 bilhões.

"A divulgação desse estouro nas contas públicas vem agora confirmar que o governo é irresponsável na gestão das finanças públicas", discurso o líder tucano. "E a presidente encaminha para o Congresso a confissão dessa falência, que é esse projeto de lei que pede, de certa forma,  uma anistia ao Congresso Nacional: 'Olha, eu errei, gastei mais do que eu arrecadei, descumpri a lei, agora peço aos senhores congressistas que me perdoem'. Não, da nossa parte não terá perdão não. Vamos votar contra."

De passagem pelo Congresso, a ministra Miriam Belchior disse que o governo fará o maior superávit primário possível. Que pode ser superávit nenhum. Ou até um déficit.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.