Topo

Josias de Souza

Aécio insinua que PT deveria interpelar Vaccari

Josias de Souza

02/12/2014 02h06

Aécio Neves deu de ombros para a decisão do PT de interpelá-lo judicialmente por ter declarado que perdeu a eleição presidencial para uma "organização criminosa", não para um partido político. "Essa expressão foi a mesma utilizada pela Polícia Federal no momento em que desbaratava essa quadrilha que atuou durante doze anos na Petrobras", disse o senador tucano, em Florianópolis (SC).

O ex-contendor de Dilma Rousseff insinuou que o PT deveria interpelar seu tesoureiro, João Vaccari Neto. "O PT tem esse vício, ao invés de interpelar seus membros que cometeram crimes, como, por exemplo, na época do mensalão, os tratou como heróis nacionais. Agora, ao invés de interpelar o tesoureiro do seu partido, acusado por um dos membros da quadrilha de ser parte desse processo, quer processar o acusador, como ameaça fazer com a própria Policia Federal."

Antecipando-se à intimação que deve receber para confirmar ou amenizar suas declarações, Aécio fincou o pé: "Não retiro absolutamente nada do que disse." Rebateu as críticas do líder do PT no Senado, Humberto Costa, que disse que a derrota lhe subiu à cabeça.

"Em relação ao líder Humberto Costa, até relevo o momento difícil pelo qual ele passa, porque ele tem que dividir suas idas à Tribuna. Em algumas delas acusa a oposição e em outras para se defender da acusação de ter sido beneficiário na sua eleição de recursos do esquema de corrupção da Petrobras."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.