Topo

Josias de Souza

‘Se fosse Chico Buarque, o PT estaria cantando’

Josias de Souza

03/12/2014 16h12

No Congresso Nacional das últimas horas, como no Maracanã de Nelson Rodrigues, vaia-se até minuto de silêncio. Ou, por falta de presença de espírito, vaia-se até a ausência de corpo.

Com as galerias vazias, o deputado Mendonça Filho, líder do DEM, fez um "apelo" ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros. "Encontra-se aqui, no Congresso, o cantor Lobão…", disse Mendonça. Ouviram-se vaias.

"Por que essa vaia?", estranhou o líder do DEM. "Só por que o Lobão não é do PT? Respeitem alguém que pensa diferente. Se fosse o Chico Buarque, o PT estaria cantando. Como é o Lobão, fica todo mundo aperreado!"

Graças à sua notiriedade, Lobão teve mais sorte do que a centena de pessoas que teve o acesso ao prédio do Congresso barrado por ordem de Renan. "Ele disse que não se sentiria à vontade de acompanhar a votação [do projeto da manobra fiscal] sozinho. Iria se sentir privilegiado", prosseguiu Mendonça Filho.

Renan não disse palavra. E Mendonça: "Lobão considera um direito, como qualquer cidadão, acompanhar as sessões dessa Casa. Apelo a Vossa Excelência porque Lobão está querendo protocolar no STF um mandado de segurança coletivo, para assegurar a todos o acesso à Casa do povo. Peço que reavalie sua decisão". Renan fez ouvidos moucos. E as galerias permaneceram ermas.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.