Topo

Josias de Souza

Última taxa de juros de Dilma é maior que a 1ª

Josias de Souza

04/12/2014 02h22

Dilma 'Coração Valente' Rousseff acionou sua valentia para baixar os juros na marra no primeiro biênio do seu governo. Recebeu de Lula uma taxa de 10,75%. No final de 2012, já havia puxado o índice para 7,25%.

Nesta quarta-feira, o BC elevou os juros para 11,75%. Quer dizer: Dilma entrega no ocaso do seu primeiro mandato juros mais gordos do que os do alvorecer de sua gestão. Evidência de que a economia não aceita desaforo. A despeito da estagnação do PIB, a inflação não cai. Resta ao BC salgar a política monetária.

A conjuntura parece ter ensinado algo a Dilma: em matéria econômica, a valentia é uma estranha qualidade. Ela costuma sair correndo exatamente no momento em que o valente está mais apavorado. Em apuros, Dilma pediu socorro à ortodoxia de Joaquim Levy, içado da diretoria do Bradesco.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.