Topo

Josias de Souza

Para aprovar metas de 2015, DEM exige presença de Joaquim Levy no Congresso

Josias de Souza

09/12/2014 13h34

Folha
O deputado pernambucano Mendonça Filho, líder do DEM, formalizará nesta terça-feira um pedido de comparecimento de Joaquim Levy, ministro indicado da Fazenda, à Comissão de Orçamento do Congresso. Antes de aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015, a oposição exige que o substituto de Guido Mantega se comprometa com as metas de inflação e de superávit primário anotadas no projeto.

"Decidimos tomar essa atitude porque o governo desmoralizou a LDO de 2014 ao fraudar a meta fiscal há 20 dias do fim do ano", disse Mendonça. "Vou apresentar nesta tarde o requerimento para que Joaquim Levy venha aqui se comprometer com as metas de inflação e de superávit primário" para o ano que vem.

Em manifestação feita na Comissão de Orçamento, o líder do DEM perguntou: "Qual a garantia que teremos agora de que a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015 será cumprida?". Ele avisou: "Se Joaquim Levy não vier à Comissão de Orçamento, o governo terá o dobro da dificuldade para aprovar a LDO que teve com o PLN 36."

Mencionado pelo deputado, o "PLN 36" é o projeto da manobra fiscal, aquele que Dilma Rousseff enviou ao Congresso para desobrigar o governo de cumprir a meta de superávit fiscal de 2014. O texto-base foi aprovado na semana passada numa sessão que durou quase 19 horas.

Por falta de quórum, ficou pendente de votação uma das emendas que a oposição havia pendurado no projeto para obstruir a votação, esticando o calvário do governo. O presidente do Congresso, Renan Calheiros, marcou para esta terça-feira a retomada da votação da proposta. Deve ser aprovada. O que permitirá ao governo fechar as contas de 2014 no vermelho, desobrigando-se de economizar recursos para pagar os juros da dívida pública.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.