Topo

Josias de Souza

FAB susta contratos com empresa que reconheceu o pagamento de propinas

Josias de Souza

12/12/2014 19h18

A Força Aérea Brasileira suspendeu os contratos que mantém com a Dallas Airmotive, empresa que admitiu ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos que pagou propinas a oficiais da Aeronáutica e servidor do governo de Roraima. De acordo com nota divulgada no final da tarde desta sexta-feira, informou-se o seguinte:

1. A suspensão dos contratos vigorará "até o total esclarecimento das denúncias do Departamento de Justiça dos Estados Unidos."

2.
 "Se as acusações forem comprovadas, a FAB vai rescindir os contratos, com base no artigo 79, inciso XII da Lei 8666/93".

3. A FAB buscará "o ressarcimento cabível."

4. Instaurou-se "um Inquérito Policial Militar para apurar o envolvimento dos acusados, ainda não identificados."

A hipótese de as suspeitas não se confirmarem é nula. A Dallas Airmotive, firma americana que faz manutenção de aviões, foi pilhada nos EUA numa investigação sobre pagamento de propinas no exterior. Confessou o crime. Para reduzir os danos e abortar o processo, a Dallas concordou em pagar uma multa de US$ 14 milhões. A informação foi divulgada pelo próprio Departamento de Justiça dos EUA.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.