Topo

Josias de Souza

Paulo Roberto recusou convite para ser ministro

Josias de Souza

16/12/2014 18h40

Daniel Marenco/FolhaO ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, hoje um corrupto confesso, por pouco não virou ministro de Dilma Rousseff. Documentos apreendidos pela Polícia Federal no computador do doleiro Alberto Youssef indicam que o delator das petrorroubalheiras foi convidado pelo PP para assumir a pasta das Cidades no lugar de Aguinaldo Ribeiro, que deixou o posto em 17 de março.

Nas mensagens, Yousseff conversa com o deputado federal baiano Luiz Argôlo, ex-PP, hoje no partido Solidariedade. "Vc sabia que chamaram PR pra assumir o Ministério?", questionou Argôlo, referindo-se a Paulo Roberto pelas iniciais. "E ele não quis. Aguinaldo saiu hoje."

Youssef respondeu afirmativamente: "Sabia. Ele já tinha me contado. (Recusar) Foi a melhor coisa que ele fez". De fato, foi a melhor coisa. Imagine-se os assaltos que poderiam ter sido evitados se não existissem paulos robertos dispostos a aceitar os convites do PP.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.