Topo

Josias de Souza

Em votação relâmpago, Congresso aprova LDO

Josias de Souza

17/12/2014 14h04

Reunidos em sessão unicameral do Congresso, deputados e senadores aprovaram nesta quarta-feira (17) a LDO, Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015. Conduzida pelo senador Romero Jucá, vice-presidente do Congresso, a votação foi simbólica. Durou menos de um minuto.

Como o nome indica, a LDO fixa diretrizes para a elaboração do Orçamento Geral da União. Foi enviada por Dilma ao Legislativo em abril. Deveria ter sido aprovada até julho.

Trava-se agora uma corrida contra o relógio para aprovar o Orçamento de 2015 até a próxima segunda-feira (22), dia em que os parlamentares irão ao recesso. Não são negligenciáveis as chances de o Executivo entrar no Ano Novo sem orçamento.

Além de atrasar, a LDO sofreu ajustes de última hora. Na principal alteração, a meta de economia que o governo terá de fazer para pagar os juros de sua dívida (o chamado superávit primário) caiu de R$ 86 bilhões para R$ 55,3 bilhões.

A oposição cogitou obstruir a votação desta quarta-feira. O DEM exigiu que o ministro indicado da Fazenda, Joaquim Levy, fosse à Comissão de Orçamento do Congresso. Para não correr riscos, o Planalto aquiesceu. A portas fechadas, Levy comprometeu-se, na terça-feira, com o cumprimento da meta fiscal.

Na prática, a palavra do ministro tem peso relativo. O governo descumpriu todas as metas que se autofixara para este ano de 2014. Para resolver a pendência, Dilma enviou ao Parlamento a proposta que alterou a LDO para permitir que o governo feche suas contas no vermelho neste ano. Com manobras desse tipo, tudo passou a significar nada em matéria orçamentária.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.