Topo

Josias de Souza

Lula afirma em vídeo que ‘povo quer mais ética’

Josias de Souza

21/12/2014 21h13

Lula veiculou um vídeo na internet neste domingo. Na peça, ele assume o papel de intérprete da vontade popular. Qual a mensagem que o povo quis passar nas urnas de 2014? Lula enumerou meia dúzia de recados do eleitor. Sem mencionar o escândalo da Petrobras, que envolve ex-diretores acomodados na estatal durante sua gestão, o padrinho de Dilma Rousseff incluiu a ética em sua lista.

"Acho que a lição que ficou é a seguinte: o povo quer mais democracia, mais participação, mais esperança, mais ética, quer ser mais ouvido. O povo quer continuar sonhando. Acho que essas são as mensagens que a presidenta Dilma deve assimilar do resultado eleitoral. E fazer do seu mandato um mandato histórico. O povo está mais exigente, o povo quer mais, está sabendo mais das coisas…"

Referindo-se ao segundo turno da disputa presidencial, na qual sua afilhada prevaleceu sobre o tucano Aécio Neves pela diminuta vantagem de cerca de 3 milhões de votos, Lula enalteceu a participação popular. "…Uma parte da sociedade assumiu a campanha da Dilma para se contrapor aos setores conservadores que queriam evitar a continuidade".

Lula ensina no vídeo o que Dilma precisa fazer para que seu segundo mandato seja um sucesso. Entre outros conselhos, mencionou a necessidade de "continuar a política forte de combate à corrupção em que toda e qualquer coisa tem que ser dita, e sempre ser dita, porque um governo não tem que esconder absolutamente nada".

O mentor de Dilma não disse, mas talvez fosse aconselhável também evitar a nomeação de gatunos.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.