Topo

Josias de Souza

Cinco presentes de Natal muito úteis para Dilma

Josias de Souza

24/12/2014 18h59

Difícil presentear uma presidente da República. Há até uma resolução da Comissão de Ética Pública impondo limitações. Vão abaixo cinco sugestões de mimos que podem ser dados a Dilma Rousseff sem ferir as normas:

1. Sabonete: uma mão lava a outra, dizem os aliados ao trocar espaço na Esplanada por apoio congressual. Depois, descobre-se que o resto continua sujo.

2. Um frasco de Autocrítica: é menos prazeroso que o autoelogio. Mas permite à autoridade notar que também está sujeita à condição humana.

3. Meio quilo de senso de ridículo: já pensou que Brasil extraordinário teríamos se, de repente, um surto de ridículo se abatesse sobre Brasília?

4. Lentes novas: governos têm dois tipos de aliados: os ruins e os muito piores. O segredo está em discernir uns dos outros. Não é fácil. Os gatunos ficam cada vez mais pardos. Mas, com boas lentes, pode-se reconhecer um rato mesmo num gato.

5. Vídeo: compacto com os melhores momentos do depoimento do delator Paulo Roberto Costa ao juiz Sérgio Moro, em 8 de outubro. Trecho obrigatório: "Se houve erro —e houve, não é?— foi a partir da entrada minha na diretoria [de Abastecimento da Petrobras] por envolvimento com grupos políticos, que usam a oração de São Francisco, que é dando que se recebe. Eles dizem muito isso. Então, esse envolvimento político […] é uma mácula dentro da companhia…"

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.