Topo

Josias de Souza

PMDB é contra regulação da mídia, diz Cunha

Josias de Souza

03/01/2015 02h38

Poucas horas depois de o ministro Ricardo Berzoini (Comunicações) ter confirmado que o governo enviará ao Congresso um projeto para regular a mídia, o deputado Eduardo Cunha, líder do PMDB e candidato favorito à presidência da Câmara, pegou em lanças no Twitter: "Quero reafirmar que seremos radicalmente contrários a qualquer projeto que tente regular de qualquer forma a mídia."

Berzoini dissera que, antes de fechar a proposta, seu ministério vai "abrir um debate", para recolher sugestões. E Cunha: "Não aceitamos nem discutir o assunto." Em litígio com o petista Arlindo Chinaglia, também candidato à presidência da Câmara, o líder peemedebista balizou a ação do partido do vice-presidente Michel Temer assim: "Não confundam a pauta congressual da governabilidade, que apoiaremos, com a pauta ideológica do PT, que não apoiaremos de forma alguma."

Mais cedo, Chinaglia reunira-se com 58 deputados, a maioria do PT. Nesse encontro, distribuiu alfinetadas no rival peemedebista. Desdenhou, por exemplo, do compromisso de Cunha de presidir a Câmara com "independência". Afirmou que o verdadeiro independente é ele, já que não indicou ninguém para ocupar cargos sob Dilma.

Cunha indagou: "Que independência pode ter quem acabou de deixar a liderança do governo, nomeou o filho e era a favor dos conselhos populares?" Chama-se Olavo Chinaglia o filho mencionado pelo líder do PMDB. Advogado, ele integrou os quadros do Conselho Administrativo de Defesa Econômica entre os anos de 2008 e 2012. A escolha do novo comandante da Câmara ocorrerá em 2 de fevereiro. Além de Cunha e Chinaglia, disputa o cargo Júlio Delgado, do PSB.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.