Topo

Josias de Souza

PSDB: barrar regulação da mídia é ‘prioridade’

Josias de Souza

03/01/2015 18h48

O senador Aloysio Nunes Ferreira, líder do PSDB, guindou à condição de prioridade o combate à proposta de regulação da mídia. "Todos os que se opõem ao governo Dilma têm o dever de se unir no Congresso e nas ruas para o combate sem trégua a essa tentativa criminosa", disse ele, neste sábado, em timbre de conclamação. "O que está em jogo é a liberdade de expressão, cerne da vida democrática. Essa é a prioridade das prioridades."

O líder tucano referiu-se ao novo ministro das Comunicações, o petista Ricardo Berzoini, como "aloprado". E tratou a pretensão de regular a imprensa, como "proposta celerada". Uma proposta que, na opinião de Aloysio, pode unificar "facções rivais" do conglomerado governista e "grupelhos da esquerda antidemocrática".

A posição do PSDB coincide com a do PMDB. Líder do partido e candidato a presidente da Câmara, Eduardo Cunha disse que os peemedebistas serão "radicalmente contrários a qualquer projeto que tente regular de qualquer forma a mídia." Mais: "Não aceitamos nem discutir o assunto."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.