Topo

Josias de Souza

STF deve decidir na 3ª sobre a prisão de Duque

Josias de Souza

09/02/2015 16h59

O STF marcou para esta terça-feira (10) o julgamento do recurso sobre o pedido de prisão do ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque. Acusado por delatores da Operação Lava Jato de receber propinas, ele foi preso em 14 de novembro de 2014 por ordem do juiz Sérgio Moro, de Curitiba. E foi solto em 3 de dezembro graças a uma decisão liminar (provisória) do ministro Teori Zavascki, do Supremo. Vai-se julgar agora o mérito do recurso.

Em maniestação enviada ao STF, o procurador-geral da República Rodrigo Janot reiterou o pedido de prisão de Duque, apontado como preposto do PT na diretoria da Petrobras. A decisão final será tomada por uma das turmas do STF. Além do relator, integram o colegiado os ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cármen Lucia. Antes de chegar ao Supremo, o recurso de Duque havia passado pelo TRF-4 e pelo STJ. Nesses dois tribunais, o pedido de liberdade fora rejeitado.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.