Topo

Josias de Souza

PMDB ajudará a oposição a convocar Cardozo

Josias de Souza

18/02/2015 18h24

José Cruz/ABrCresce no Congresso a adesão à tese de que o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) deve prestar esclarecimentos ao Congresso sobre os encontros que manteve com advogados de empreiteiros presos na Operação Lava Jato. Até o PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer, pretende ajudar os oposicionistas PSDB, DEM e PPS a convocar o ministro.

A oposição se equipa para apresentar seus requerimentos na CPI da Petrobras e nas comissões da Câmara e do Senado, ainda pendentes de instalação. O deputado baiano Lúcio Vieira Lima, que perdeu a disputa pela liderança do PMDB por apenas um voto, sugere um caminho mais curto para ouvir Cardozo.

"A Câmara aprovou há uma semana convites para que os 39 ministros compareçam ao plenário da Casa para falar sobre as atividades de suas pastas. Poderíamos começar pelo ministro Cardozo", sugeriu Lúcio.

Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, informara que o primeiro ministro da fila seria Eduardo Braga (Minas e Energia). Ele falaria aos deputados em 4 de março sobre a seca nos Estados do Sudeste e a crise energética.

Para Lúcio, a polêmica que enredou Cardozo justifica a inversão. "O ministro Eduardo Braga pode vir num segundo momento. Acho que a inversão é do interesse do próprio governo e do ministro José Eduardo Cardozo. Ele diz que a crítica aos seus encontros com os advogados é coisa da ditadura. Nada mais democrático do que o ministro comparecer ao Congresso para falar sobre as conversas democráticas que teve com os advogados."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.