Topo

Josias de Souza

CPI da Petrobras desmoraliza-se antes do início

Josias de Souza

24/02/2015 20h10

Materializou-se a desmoralização da próxima CPI da Petrobras. Avacalhou-se antes da instalação, marcada para esta quinta-feira. O presidente será o jovem deputado paraibano Hugo Mota, 25, do PMDB de Eduardo Cunha. O relator, o ex-ministro fluminense Luiz Sérgio, do PT de Lula. Não há o menor risco de dar certo.


Os supostos comandantes da CPI foram escolhidos porque a estatura política de ambos é menor do que o escândalo. De resto, trazem a autonomia na coleira. O que será ótimo na hora de definir até onde o PMDB e o PT estão dispostos a deixar o óleo queimado escorrer.

Mal comparando, a Câmara se comporta como criança numa brincadeira de festa infantil. A criança sopra o balão até descobrir o ponto exato ruptura, de modo a evitar que estoure na sua cara. Obviamente, o limite só é descoberto quando não adianta mais.

Os congressistas também só vão se dar conta de que foram longe demais quando for tarde demais.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.