Topo

Josias de Souza

Cardozo manda PF apurar o SwissLeaks-HSBC

Josias de Souza

28/02/2015 12h08

Antonio Cruz/ABr

Por ordem do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), a Polícia Federal irá apurar o caso do vazamento de dados bancários da agência do HSBC em Genebra, batizado de SwissLeaks. Em seu despacho, datado de sexta-feira (27), Cardozo determina ao diretor-geral da PF, Leandro Daiello, que seja feita uma "análise, apuração de eventuais ilícitos e adoção das providências cabíveis."

O SwissLeaks envolve mais de US$ 100 bilhões. Dinheiro mantido entre 2006 e 2007 numa agência do HSBC de Genebra por cerca de 106 mil clientes de 203 países. Há na lista 8.667 clientes vinculados ao Brasil. Guardavam cerca de US$ 7 bilhões em 6.606 contas, algumas delas em regime de compartilhamento. É nesse pedaço da encrenca que o trabalho da PF se concentrará.

O vazamento das informações veio à luz graças a uma apuração jornalística conduzida por um consórcio internacional de repórteres. Chama-se ICIJ. Atua em vários países. No Brasil, é representado pelo jornalista Fernando Rodrigues, que vem publicando os dados no UOL, em seu blog.

Pressionando aqui, você chegará a um texto que ajuda a entender o caso. Aqui e aqui, você lerá notícias sobre as primeiras conexões estabelecidas entre os dados bancários vazados na Suíça e a Operação Lava Jato.

Cardozo decidiu se mover depois que o Senado deu o primeiro passo para a instalação de uma CPI sobre o SwissLeaks. Na sessão matutina desta sexta-feira (27), foi lido no plenário da Casa o requerimento de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). Subscrito por 33 senadores, seis a mais do que o mínimo exigido pelo regimento, o documento pevê que a investigação parlamentar terá como alvo as contas de brasileiros mantidas na agência suíça do HSBC.

Feita a leitura do requerimento, os partidos terão de indicar os seus representantes na CPI. Se alguma legenda deixar de fazer as indicações, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se encarregará de escolher os nomes. Trata-se de uma exigência prevista no regimento interno do Senado.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.