Topo

Josias de Souza

Dilma transforma MP devolvida em projeto de lei

Josias de Souza

03/03/2015 20h26

Surpreendida pela decisão de Renan Calheiros de devolver ao Planalto a medida provisória que aumenta a contribuição previdenciária sobre a folha salarial, Dilma Rousseff ressuscitou o texto num projeto de lei. Assinada há pouco pela presidente, a proposta será enviada ao Legislativo com o selo da urgência constitucional.

Em nota, o Planalto apressou-se em esclarecer que o projeto prevê que as mudanças na tributação da folha só entrarão em vigor "dentro de 90 dias, […] o mesmo prazo previsto na MP 669/15."

Preocupada com as repercussões do rompante de Renan no mercado financeiro, Dilma mandou acrescentar na nota oficial que "a substituição da MP pelo projeto de lei não trará prejuízo para o ajuste fiscal pretendido pelo governo federal." Meia-verdade. É preciso verificar se o projeto será aprovado. A peça começa a tramitar pela Câmara, uma Casa presidida por Eduardo Cunha, outro aliado de dois gumes que atormenta Dilma.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.