Topo

Josias de Souza

PSDB vai à TV e evita tratar do tema corrupção

Josias de Souza

07/03/2015 18h04

.

O PSDB começa a usufruir na noite deste sábado (7) do tempo de que dispõe por lei para exibir sua propaganda partidária semestral. Serão levados ao ar, no rádio e na tevê, quatro comerciais de 30 segundos. São peças monotemáticas. Nelas, o tucanato tenta grudar em Dilma Rousseff a pecha de mentirosa. Os comerciais serão reprisados nos dias 15 e 22 de março.

Em plena temporada de petrolão, o maior partido da oposição preferiu se abster de explorar o tema corrupção nos seus comerciais. Um cuidado premonitório, já que o senador tucano Antonio Anastasia (MG) foi incluído no rol de políticos que responderão a inquérito no STF no caso Lava Jato.

Nos comerciais do PSDB, dois apresentadores exibem em tablets declarações róseas feitas por Dilma durante a campanha presidencial de 2014 sobre direitos trabalhistas, inflação, juros e tarifa luz. Após confrontar as manifestações de Dilma com a realidade atual, os comerciais são arrematados com bordões: "os brasileiros merecem a verdade". Ou "o Brasil merece a verdade". (veja lá no alto, aqui, aqui e aqui).

O tucanato tenta potencializar sensações detectadas numa pesquisa Datafolha divulgada no início de fevereiro. Verificou-se que, de cada dez brasileiros, seis avaliam que Dilma mentiu durante a campanha. Dos 60% que a consideram mentirosa, 46% acham que ela disse mais mentiras do que verdades. Para 14% ela só pronunciou mentiras. A mesma pesquisa atestou que a maioria dos brasileiros acha que Dilma sabia da corrupção na Petrobras (77%) e permitiu que a roubalheira corresse solta (52%). Mas sobre isso o PSDB preferiu silenciar.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.