Topo

Josias de Souza

Dilma tem a 2ª chance de prestigiar a Educação

Josias de Souza

19/03/2015 18h51

.

A vida oferece oportunidades raras. Em certos momentos, a pessoa precisa tomar decisões definitivas, que sinalizam quem você quer ser. Dilma Rousseff vive um desses momentos. Ao tomar posse, disse que o lema do seu segundo mandato seria "Pátria Educadora". Depois, nomeou Cid Gomes para o Ministério da Educação. O humorista Bussunda revirou-se no túmulo: "Fala sééééééério!"

Pois bem. Cid deixou a Esplanada. Morreu pela boca, como se diz. Classificou o condomínio governista como um bando de 300 ou 400 achacadores. Língua e dedo em riste, acusou Eduardo Cunha de achacar. Se ficasse no ministério, o presidente da Câmara desligaria o governo Dilma da tomada, sabotando-lhe as iniciativas.

Nesta quinta-feira, Dilma falou sobre a substituição de Cid Gomes. Disse o seguinte: "Vou escolher a pessoa boa para educação. Não a pessoa desse ou daquele partido." O presidente do Senado, Renan Calheiros também tratou do assunto. Perguntaram-lhe se o PMDB indicaria um nome. E ele:

"O PMDB, no presidencialismo, ele não pode pleitear nada. A presidente, quando entende que é importante a participação do partido em alguma pasta, a presidente convida. Mas é preciso que nós tenhamos presente a lógica do presidencialismo." Traduzindo: Renan espera ser consultado por Dilma.

Essa não é uma escolha qualquer. O acaso conspirou para dar uma segunda oportunidade a Dilma. Se ela escolher "a pessoa boa para a Educação", talvez ouça alguns aplausos em meio a tantas vaias. Se concluir que "é importante a participação do partido" de Renan, as panelas vão soar.

Logo, logo o país vai saber quem Dilma decidiu ser.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.