Topo

Josias de Souza

PT convoca seus militantes para ‘pequenos atos’

Josias de Souza

26/03/2015 20h37

O presidente do PT, Rui Falcão, veiculou um vídeo na internet nesta quinta-feira. Na peça, ele convida "militantes e amigos" do PT para mobilizações de rua no dia 31 de março. Na linguagem adolescente utilizada pelo companheiro, será "um grande agito". Nas palavras do Falcão original, serão "pequenos atos".

"Vamos nos mobilizar em todas as cidades", declarou o dirigente petista. "Fazer pequenos atos, plenárias, panfletagens. PT na rua em defesa da democracia, da Petrobras, dos direitos dos trabalhadores, contra a corrupção, reforma política."

A data escolhida evoca o golpe militar de 1964. Coisa proposital, a julgar pelo modo como Falcão encerra o seu chamamento. "Vamos nessa", ele diz, numa segunda recaída adolescente. "Democracia sempre mais, ditadura nunca mais!"

Na previsão do presidente do PT, a maior concentração de pessoas ocorrerá em São Paulo. Será na quadra do Sindicato dos Bancários, mais fácil de encher do que a Avenida Paulista, palco tradicional de manifestações.

O PT pega carona numa convocação alheia. Um grupo de entidades sindicais e sociais vinculadas ao petismo —à frente CUT, MST e UNE— marcou para o mesmo dia 31 de março "plenárias em todo o Brasil". Trata-se daquele mesmo grupo que liderou as manifestações pró-Dilma Rousseff em 13 de março —largamente suplantadas dois dias depois, em 15 de março, pelos protestos anti-Dilma.

Embora ninguém admita, "pequenos atos" do PT destinam-se a fixar um contraponto com novas manifestações contra o governo Dilma, já marcadas para 12 de abril. As comparações numéricas entre os protestos "chapa quente" e os eventos chapa banca podem resultar em novo constrangimento para o governo.

.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.