Topo

Josias de Souza

Senado adia votações depois de apelos de Levy

Josias de Souza

31/03/2015 20h53

O Senado adiou para depois do feriado da Páscoa a votação de dois projetos que, na visão do ministro Joaquim Levy (Fazenda), desvirtuariam o esforço do governo para obter o equilíbrio de suas contas. As decisões foram empurradas para o dia 7 de abril. Uma evidência de que o esforço de Levy surtiu efeitos. Antes do adiamento, o ministro falara por mais de sete horas à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Protelou-se a deliberação sobre dois projetos. Um obriga o governo a tirar do papel, em 30 dias, a lei que renegocia as dívidas de Estados e municípios com a União. Algo que, na conta de Levy, privaria o governo de receber R$ 3 bilhões em 2015. O outro projeto legaliza incentivos fiscais concedidos por governos estaduais a pretexto de atrair investimentos privados. Muitos desses acordos foram questionados no STF. Levy sustenta que seria conveniente discutir mudanças nas alíquotas do ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.