Topo

Josias de Souza

Filha de Jefferson presidirá agremiação resultante da fusão do PTB com DEM

Josias de Souza

08/04/2015 06h10

Decididos a se fundir, PTB e DEM reuniram suas cúpulas e definiram os detalhes da parceria. A legenda resultante da junção vai se chamar PTB-25, a logomarca de um e o número do outro. Será presidida pela filha do delator do mensalão Roberto Jefferson, a deputada federal Cristiane Brasil (RJ), hoje no comando do PTB. Às voltas com um inquérito no STF, o senador José Agripino Maia, atual presidente do DEM, abrirá mão do posto.

Formalmente, a nova legenda se autodefinirá como "independente" em relação ao governo. Na prática, adotará um discurso de oposição. Responderão pela liderança do partido os atuais líderes do DEM —deputado Mendonça Filho (PE) e senador Ronaldo Caiado (GO), duas das vozes mais antigovernistas do Congresso. Algo que deve empurrar para fora do PTB Armando Monteiro, atual ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Ele já foi inclusive sondado apra ingressar no PDT.

Estima-se que a fusão será sacramentada em cerca de seis meses. Medido pela bancada na Câmara, que serve de parâmetro para o rateio do tempo de televisão e do fundo partidário, o novo partido terá 46 deputados. Será a quarta maior bancada, atrás apenas de PT, PMDB e PSDB. À frente do PSD, legenda criada por Gilberto Kassab a partir de uma costela do DEM.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.