Topo

Josias de Souza

PF, MPF e Judiciário violam direitos, acusa o PT

Josias de Souza

18/04/2015 04h07

.

Na propaganda acima, exibida em rede nacional pelo PT no início do mês, o partido alardeou que, sob Lula e Dilma Rousseff, o Brasil "colocou mais gente importante na cadeia por corrupção do que nos outros governos". Fez isso sem mencionar a passagem de seus ex-dirigentes pela penitenciária da Papuda. O objetivo da peça era o de reforçar o discurso segundo o qual a corrupção só aparece em escala amazônica porque o poder petista deu independência à Polícia Federal e autonomia ao Ministério Público Federal.

Nesta sexta-feira, o PT promoveu uma guinada na sua estratégia. Em vez de louvar os órgãos investigativos, passou a esculhambá-los. A legenda agora acusa a PF e a Procuradoria de se juntar ao Judiciário (leia-se juiz Sérgio Moro) para perseguir a legenda, transformando a investigação na Petrobras "em espetáculo de atropelos legais politicamente manipulado a serviço das forças antipetistas." Em texto aprovado por sua Executiva e avalizado pelo diretório nacional (disponível aqui), o PT chega mesmo a dizer que setores dos órgãos de controle e da Justiça flertam com práticas típicas da ditadura.

"A prisão do companheiro João Vaccari, nas condições em que ocorreu, demonstra que o clima de ódio e revanche envolve também fatias da Polícia Federal, do Ministério Público e do Judiciário", anota o documento do PT. "[…] Mais que tudo, conforma-se um embrião de Estado de exceção, violador dos mais elementares direitos fundamentais, cuja existência indigna, enoja e ofende a consciência democrática do país. E, por isso mesmo, antes que prospere, exige resposta corajosa da nossa militância."

Repetindo: sem contestar os indícios de crime colecionados contra Vaccari, até ontem seu tesoureiro, o PT sustenta o seguinte: um pedaço da PF, força policial subordinada ao ministro petista José Eduardo Cardoso, viola a Constituição e as leis com o deliberado propósito de perseguir o partido. E a Procuradoria, comandada pelo doutor Rodrigo Janot, pessoa que a petista Dilma Rousseff se orgulha de ter indicado, estaria ajudando a perpetrar o ultraje. Mais: o juiz Sérgio Moro, cuja seriedade é atestada pelos fatos, sacramentaria com suas decisões a "ofensa à consciência democrática do país."

Divulgado na internet na noite desta sexta-feira, a resolução do PT é reveladora da dificuldade do partido em lidar com a crise que o engolfa. Abstendo-se de prover explicações sobre a roubalheira na Petrobras e sobre a crise econômica que Dilma Rousseff legou a si mesma, o partido acomodou todas as encrencas sob um guardachuva ideológico: "o país assiste há semanas a uma escalada das forças conservadoras", escreveu.

Nessa versão, o conservadorismo contamina as instituições, passa pelas ruas e é potencializado pelos meios de comunicação. Tudo com três finalidades: "derrotar a administração da presidente Dilma Rousseff, revogar conquistas históricas do povo brasileiro e destruir o Partido dos Trabalhadores."

A certa altura, o documento do PT ganha contornos humorísticos: "Esta ofensiva [conservadora] engloba os interesses políticos e de classe dos setores que perderam o comando do Estado em sucessivas batalhas eleitorais desde 2002, mas agora rearticulados para interromper o processo de mudanças iniciado pelo ex-presidente Lula. Para tanto, tentam impor seu programa ao governo e ao país, banir a esquerda como alternativa de poder e criminalizar os movimentos sociais."

Como se sabe, foi Dilma quem impôs parte do programa do tucanato a si mesma ao importar do Bradesco para o Ministério da Fazenda Joaquim Levy, um eleitor de Aécio Neves e ex-colaborador do comitê econômico da campanha presidencial do PSDB. Quanto à esquerda, não parece adequado afirmar que esteja sob ameaça de banimento. Se existiu um dia, o socialismo petista se autobaniu ao associar-se no poder a todas as forças que sempre combateu. Na Petrobras, por exemplo, cedeu posições para Renan Calheiros e até para apaniguados do neocompanheiro Fernando Collor de Mello.

Segundo o diagnóstico exposto na resolução do PT, "a oposição de direita, liderada pelo PSDB, busca fundir sua tática à ação dos grupos reacionários de caráter extraparlamentar, responsáveis pela convocação das camadas mais abonadas à mobilização contra o mandato constitucional da presidenta Dilma Rousseff. Cada dia fica mais clara a intenção golpista dessa política, encarnada por políticos aventureiros e bacharéis de plantão, que ensaiam processo de impeachment sem qualquer base jurídica ou legal."

Nesse trecho, o PT repete um erro e confunde o foco. O partido erra pela segunda vez ao ecoar o raciocínio do ministro petista Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência). Em entrevista concedida nas pegadas do 'asfaltaço' de 15 de marco, Rossetto dissera que foram às ruas basicamente os eleitores que não votaram em Dilma —agora rebatizados de "camadas mais abonadas" da sociedade. O PT perde o foco ao concentrar-se no PSDB e nos seus "bachareis de plantão". A última pesquisa do instituto Datafolha, divulgada há uma semana, revelou que 63% dos brasileiros defendem o impeachment da presidente recém-eleita. É com esse fenômeno que o petismo deveria se preocupar. Do contrário, depois de perder o discurso e as ruas, o PT perderá também a noção do ridículo.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.