Topo

Josias de Souza

Marta se desfilia e PT tentará reaver o mandato

Josias de Souza

28/04/2015 15h31

A caminho do PSB e de uma nova candidatura à prefeitura de São Paulo, a senadora Marta Suplicy formalizou nesta terça-feira sua desfiliação do PT. Na carta que encaminhou à legenda, ela anotou que os princípios e o programa partidário "nunca foram tão renegados pela própria agremiação, de forma reiterada e persistente". Com esse argumento, Marta tentará evitar que o PT lhe tome o mandato. Dirá que a separação foi provocada pelo partido, não por ela.

Vice-presidente do PT federal, Jorge Coelho sinaliza que o partido baterá, sim, às portas da Justiça Eleitoral. "Só nos resta buscar nossos direitos", disse. Ele reconhece que não será fácil reaver o mandato de Marta. Mas não parece enxergar outra alternativa senão o embate: "A gente batalhou muito para eleger a Marta. Não só como senadora, mas em todas as vezes que ela se candidatou."

Fundadora do PT, Marta estava na legenda havia 33 anos. Parecia atada à agremiação por laços permanentes. Mas o ruim desses relacionamentos eternos são justamente os rompimentos definitivos.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.