Topo

Josias de Souza

Alckmin diz não haver base para o impeachment

Josias de Souza

09/05/2015 06h10

Reunido a portas fechadas com a bancada de deputados federais do PPS, o governador tucano de São Paulo, Geraldo Alckmin, fez uma avaliação da conjuntura. Acha que Dilma perdeu o comando do governo. Mas não identifica no cenário elementos capazes de fundamentar um pedido de impeachment contra a presidente, como chegaram a cogitar congressistas do PSDB.

O encontro ocorreu nesta sexta-feira (8), em São Paulo. A carta altura, Alckmin disse não acreditar no envolvimento de Dilma em atos desonestos. O problema da presidente, avalia o governador, é a perda de autoridade. Na política, racicionou Alckmin, Dilma é dependente do PMDB do vice-presidente Michel Temer. Na economia, ela depende do ministro Joaquim Levy (Fazenda), cuja ortodoxia constrange o PT.

A bancada do PPS foi a segunda a ser recebida por Alckmin. Há duas semanas, ele abrira as portas do Palácio dos Bandeirantes para os deputados federais do PSB. Entre uma legenda e outra, ofereceu um jantar para a fina flor do empresariado paulista. São movimentos de quem olha para 2018 com olhos de presidenciável.

PPS e PSB negociam uma fusão. Deve ser efetivada em junho. Juntos, passarão a ser a quarta maior legenda do Congresso. Seus principais líderes enxergam em Alckmin uma alternativa presidencial. Confirmando-se essa hipótese, ele teria de deixar a poltrona de governador em abril de 2018.

O assento de Alckmin seria herdado pelo vice-governador Márcio França, do PSB. Que poderia candidatar-se a governador de São Paulo sem deixar o cargo. Assim, tudo parece conspirar para que a legenda resultante da fusão entre PSB e PPS embarque num projeto Alckmin-2018 —para desassossego de Aécio Neves e de Marina Silva, que continua filiada ao PSB.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.