Topo

Josias de Souza

Lula teve a chance de indicar Fachin e não quis

Josias de Souza

11/05/2015 18h55

O ministro Gilmar Mendes, do STF, conta em privado um caso que dá ao destino do advogado Luiz Edson Fachin a aparência de um sinal de trânsito. Quando ainda dava as cartas no Planalto, Lula quase indicou Fachin para o Supremo. Chegou a chamá-lo para uma conversa. Simpático à escolha de Fachin, Gilmar relata aos seus amigos que Lula desistiu da indicação depois de ouvir do interlocutor uma apaixonada defesa do MST. Naquela fração de segundo em que o sinal muda de verde para amarelo, Lula decidiu parar porque enxergou na paixão de Fachin pelos sem-terra um sinal vermelho demais.

Submetida a um cenário político adverso, Dilma Rousseff decidiu pagar para ver. Sob intenso questionamento, Fachin guerreia até nas redes sociais. Será sabatinado no Senado nesta terça-feira. Num instante em que o sinal de Fachin volta a mudar de verde para amarelo, Dilma chamou para conversar Renan Calheiros, que responde a inquérito no STF por suspeita de receber propinas na Petrobras. A presidente da República parece intuir que funciona na presidência do Senado o botão que decidirá se Fachin pára ou avança.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.