Topo

Josias de Souza

Senado põe abacaxi do ‘fator’ no colo de Dilma

Josias de Souza

27/05/2015 22h18

Os senadores aprovaram na noite desta quarta-feira a segunda proposta do ajuste fiscal de Dilma Rousseff. Torna mais rígidas as regras para obtenção de um par de benefícios previdenciários: pensão por morte e auxílio-doença. Prevaleceu com folga —50 votos a favor, 18 contra e 3 abstenções. Não precisou da ajuda da oposição, como sucedera na véspera.

Deve-se a elasticidade do placar à conversão da proposta numa espécie de cavalo de madeira em cuja barriga os congressistas transportarão para dentro do Planalto um presente de grego: a mudança no cálculo da aposentadoria. Aprovada na Câmara, foi mantida no Senado a regra que flexibiliza o fator previdenciário. Dilma deve vetar a novidade. Com isso, arruinará um pouco mais sua popularidade.

Como se fosse pouco, o veto oferecerá aos congressistas uma oportunidade para tirar mais uma lasquinha da presidente, derrubando o veto dela. "A expectativa é de que, se houver veto, que ele possa ser derrubado", disse o ex-aliado Renan Calheiros  (PMDB-AL), presidente do Senado.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.